A Linguagem escrita é a capacidade de descodificar e se expressar através de letras, palavras e frases escritas. Pressupõe uma aprendizagem explicita dos grafemas (letras) que convertem a linguagem oral em linguagem escrita.
O Terapeuta da Fala intervém nos casos de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Desenvolve a sua intervenção em colaboração com os educadores e professores, outros profissionais de saúde e as famílias.
Perturbação dos sons da fala – presença de dificuldade, ou de combinação de dificuldades, na perceção, produção motora e/ou na representação fonológica dos sons, com impacto na inteligibilidade do discurso. Pode manifestar-se por substituição, omissão, distorção e/ou adição de sons.
A alteração mais frequente na qualidade vocal, tanto em crianças como em adultos é a Disfonia (rouquidão).
As Disfonias mais frequentes são as Organofuncionais, decorrentes essencialmente de um comportamento vocal alterado e inadequado (ex. nódulos e pólipos nas pregas vocais).
É a perturbação da fluência mais frequente e pode surgir até à adolescência. Habitualmente caracteriza-se por repetições, prolongamentos e/ou bloqueios de sons ou sílabas das palavras. Estas interrupções alteram a velocidade, ritmo e prosódia da fala.
Perturbação da fluência em que o débito verbal é muito acelerado.
A alteração na realização dos movimentos de deglutição e mastigação (por ex. na Deglutição Atípica) pode provocar alterações na articulação verbal.
A clínica que cuida de si,
e de toda a sua família.