Terapia da Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma terapia que utiliza o corpo em movimento e a sua expressão holística, onde o terapeuta estuda e compensa condutas motoras inadequadas, em contextos variados, geralmente relacionadas com dificuldades de comportamento, desenvolvimento e maturação psicomotora, de aprendizagem e nos aspetos psicoafetivos e psicoemocionais.

O/a terapeuta da Psicomotricidade é um/a profissional especializado no desenvolvimento psicomotor ao longo da vida.

Esta terapia preconiza a importância dos contextos significativos no crescimento e desenvolvimento da criança/jovem – a família e a escola – considerados elementos fundamentais e integrantes no processo terapêutico.

O desenvolvimento humano é muito mais do que alterações anatómicas e fisiológicas, também fazem parte as alterações psicomotoras, cognitivas e emocionais.

Os sentimentos, as emoções e as sensações corporais integram o processo de desenvolvimento, de vivência e de experiência como um todo.

Quando vivemos emoções, conseguimos observar qual a relação dos afetos com a expressão corporal, sendo que muitas vezes estas reações impossibilitam que a pessoa (criança, jovem ou adulto) consiga regular-se adequadamente.

Juntos – emoções e corpo – numa relação de interdependência, integram o indivíduo, influenciando em suas experiências e respostas motoras.

Desta forma, podemos dizer que a Terapia da Psicomotricidade permite “ajustamentos criativos mais saudáveis e que a partir de um trabalho terapêutico onde o indivíduo possa expressar as suas emoções, sentimentos e também trabalhar a corporeidade e as sensações corporais, adquirindo um novo “sentir” e “agir” mais consciente e equilibrado com as suas reais necessidades.”

É através do corpo em movimento aquando a realização de atividades e jogos, que a Psicomotricidade objetiva e auxilia na aquisição de competências e habilidades, de modo a facilitar a aprendizagem futura.

 

De que forma pode a Psicomotrocidade ajudar?

A Psicomotricidade pretende atingir a organização e consciencialização psicomotora da noção do corpo como marco espácio-temporal do “eu” (entendido como unidade psicossomática).

Este marco é fundamental no processo de conduta ou de aprendizagem, uma vez que procura conhecer o corpo nas suas variadas relações: percetiva, simbólica e conceitual, que constituem um esquema representacional e uma vivência indispensável à integração, à elaboração e à expressão de qualquer ato ou gesto intencional.

 

 

Problemas de Comportamento

Dificuldades de Aprendizagem

Atraso no Desenvolvimento Psicomotor

Hiperatividade e Défice de Atenção

Dificuldades de Coordenação

Dificuldades Cognitivas

Dificuldades de Atenção e Memória

Dificuldades na Regulação Emocional

Quando procurar a Terapia da Psicomotricidade?

Quando a criança/jovem apresenta:

  • Dificuldade em regular as suas emoções e comportamentos ao contexto/situação (agitação psicomotora, hiperatividade, impulsividade, agressividade, inibição, socialização, desafiador, opositor e recusa, sem regras e limites);
  • Dificuldade em organizar e adaptar o seu corpo no espaço e tempo (desorganização/desorientação, conceitos/noções temporais e espaciais);
  • Dificuldade na realização de atividades que exigem uma coordenação motora global, fina e bilateral (descoordenação global, dispraxias, disgrafias);
  • Dificuldade no conhecimento e diferenciação das partes do seu corpo, bem como da noção direita/esquerda em si, no outro e em espelho;
  • Dificuldades psicoafetivas e psicoemocionais como baixa autoestima, autoconfiança e motivação, pouco sentido de competência, insegurança em si, baixa tolerância à frustração;
  • Dificuldades de atenção, concentração e memória;
  • Dificuldades no processo ensino-aprendizagem (dificuldades de aprendizagem);
  • Atraso Global do Desenvolvimento;
  • Perturbações do Neurodesenvolvimento (Autismo, PHDA).

 

Vertentes

Apoio Preventivo e de Estimulação:

Uma intervenção precoce é fundamental e requer estimulação e promoção de competências inerentes ao desenvolvimento normativo infantil, de modo a prevenir possíveis patologias desenvolvimentais.

O desenvolvimento e as aprendizagens precoces estabelecem alicerces para um desenvolvimento, posterior, de comportamentos e competências mais complexas.

A Intervenção Psicomotora, através do corpo em movimento, numa perspetiva preventiva e educativa, pretende potencializar, estimular e maximizar o desenvolvimento, adequando e adaptando as capacidades da criança de ser, estar e de agir consigo mesmo e com o meio que se insere, potenciando a aquisição de competências pré-académicas e aprendizagens escolares.

Apoio Reeducativo e Terapêutico:

Uma intervenção especializada e direcionada numa vertente reeducativa e terapêutica objetivam uma atuação, principalmente, no alívio do problema/défice, reduzindo o sintoma e a adaptação ao problema.

Este apoio especializado e personalizado visa modificar uma organização patológica, onde a criança/jovem revive situações afetivas e emocionais.

A Psicomotricidade aborda o sintoma diretamente uma vez que ele revive situações passadas, nomeadamente através da utilização de jogos simbólicos.

Equipa disponível na área: Terapia da Psicomotricidade

Andreia Dias

Terapeuta da Psicomotricidade

Consulta: Presencial
Idiomas: Português, Inglês
Clínica: Gaia

Marcação de consulta de terapia da Psicomotricidade

Pode ser solicitada uma consulta presencial ou por videochamada.